Arranca hoje a segunda edição da Academia do Centro de Frutologia Compal, iniciativa que vai contribuir para a formação e apoio a 12 jovens empreendedores na área da fruticultura em Portugal.
Para assinalar este lançamento, o Centro de Frutologia Compal realizou uma visita a Alegrete, Portalegre, à exploração de Alexandre Pacheco, um dos vencedores da edição anterior, que recorda o papel que a Academia teve na sua vida.
“A Academia proporcionou-me o aumento da minha rede de contatos e possibilitou uma intensa troca de experiências. Esse foi o fator mais importante, porque acredito que as ligações entre os participantes, a Compal e as entidades parceiras serão mantidas”, refere.
A Academia 2013/2014 é composta por módulos práticos e teóricos e contempla visitas a explorações agrícolas modelo e centros de experimentação, num total de cerca de 50 horas de formação. Termina com a atribuição de três bolsas de instalação no valor de €20 mil cada, aos três melhores projetos apresentados após a formação.
“A Academia é uma oportunidade para os formandos adquirirem os conhecimentos necessários que suportam a prática sustentável da fruticultura em Portugal, ao mesmo tempo que os fortalece na determinação de agarrar a agricultura como uma carreira promissora e uma atividade de futuro”, refere José Jordão, Presidente do Centro de Frutologia Compal.
A visita contou com a participação do Armando Torres, da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, de Cristina Oliveira, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, de João Salgueiro e Maria Morgado Bule, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Ricardo Brito Paes, da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal e de Rogério Martinho, da Felba.
Os interessados em participar na Academia 2013/2014 devem apresentar a sua candidatura em www.centrofrutologiacompal.pt, até ao dia 27 de janeiro de 2014.
Fonte: http://www.isa.ulisboa.pt (acedido em 10-12-2013)