365 Agro Global Information
Acessibilidade: 
Bem vindo!
Nome_Patrocinador
21 de agosto de 2020  |  Actualizado às 18:59

Atualidades

Estudo em consórcio pretende valorizar o leite de cabra e derivados

O Instituto de Investigação Biomédica de Málaga - IBIMA (Espanha) e seis empresas da Andaluzia (Espanha) estão a desenvolver um estudo sobre o leite de cabra e seus derivados.

O projeto, denominado Capritec --Tecnologías para la Optimización de la Sanidad, Producción y Productos de la Leche de Cabra en Andalucía, pretende desenvolver produtos lácteos de elevada qualidade microbiológica e nutricional, conseguidos por meio de acções integradas em toda a cadeia, desde a produção primária, processo tecnológico até ao produto final, segundo informou a Junta de Andalucía em comunicado. 

A investigação focar-se-á na diferenciação e no acréscimo de valor destes alimentos e terá em conta os aspetos sanitários e de produção, assim como as propriedades nutricionais do leite de cabra e os benefícios do seu consumo para a saúde.
O consórcio, liderado pela Cooperativa Ganadera del Valle de los Pedroches (Covap), é constituído por seis empresas pertencentes a diferentes âmbitos: agroalimentar, com a participação de Covap, Los Balanchares e Corsevilla; o da biotecnologia, com Domca e Biomedal; e o da restauração colectiva, com a participação da Serunion.

Os investigadores do Instituto de Málaga terão como linhas de investigação estudar o consumo de produtos lácteos e os seus determinantes na população espanhola, bem como avaliar as alterações na composição do leite de cabra durante os processos de transformação industrial, comprovando os efeitos fisiológicos que produz no consumo humano.

O consórcio das seis empresas de Andaluzia investigará em várias linhas, como a aplicação de tecnologias a nível de parâmetros sanitários e produtos de rebanhos para a melhoria da qualidade do leite; o desenvolvimento de novas tecnologias para a conservação e melhoria das propriedades do produto; a revalorização dos subprodutos das indústrias lácteas; a inclusão de novos produtos em dietas específicas e a obtenção de um leite de cabra e produtos derivados de Qualidade Certificada.

A partir dos resultados deste projeto pretende-se dar a conhecer ao consumidor as propriedades do leite de cabra e dos seus produtos derivados.

O projeto desenvolver-se-á ao longo de 2014 e conta com um orçamento que ascende a 2.620.075 euros, procedente do Programa Feder-Interconecta, cofinanciado pelo Fundo Tecnológico e gerido pelo Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI). Este programa destina-se a fomentar a cooperação público-privada em investigação e desenvolvimento (I&D), em áreas de importância estratégica para o desenvolvimento da economia espanhola.

Fonte: Europa Press

Foto: Ruralbit/Autor: Paulo Tomé

 

Publicada: 06/01/2014 23:00