365 Agro Global Information
Acessibilidade: 
Bem vindo!
Nome_Patrocinador
21 de agosto de 2020  |  Actualizado às 18:59

Atualidades

Ano de 2013 positivo para o setor europeu de maquinaria agrícola

A Associação Europeia de Maquinaria Agrícola (CEMA) afirmou que o ano de 2013 foi positivo para os fabricantes de maquinaria agrícola europeus, seguindo as tendências positivas dos anos anteriores, ao manter-se em alta a procura de quase todos os tipos de maquinaria. 

O aumento global da procura de maquinaria agrícola impulsionou, em 2013, a produção até um máximo histórico de 95.000 milhões de euros (segundo os dados do Verband Deutscher Maschinen alemão) com perspetivas positivas para 2014.

A Europa é o mais importante produtor de maquinaria agrícola, absorvendo 31% da produção total mundial, seguida dos Estados Unidos (26,5%) e China (19%). Contudo, nos últimos anos, o aumento do crescimento da produção na Europa tem sido inferior relativamente aos aumentos verificados nos EUA e China.

No que se refere aos tratores, estes foram os que registaram um maior número de vendas, quase 137.000 unidades entre os países membros da CEMA (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido). Contudo, nos mercados mais significativos como a Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Bélgica o total de inscrições desceu ligeiramente (-0,5%) face a 2012. A procura do mercado francês aumentou 3,3%, a da Alemanha manteve-se e a do mercado italiano e do Reino Unido decresceu (1,7% e 9,9%, respetivamente). As expectativas mostram um leve um decréscimo global. A tipologia mais procurada em 2013 foram os tratores grandes e potentes. Enquanto o mercado de tratores com menos de 50 cavalos correspondia a 23% do total em 2009, este valor baixou para 14% em 2013.

As colhedoras de cereais registaram uma procura que se tem mantido estável em níveis altos, com especial relevância para o mercado francês, onde as vendas cresceram significativamente.

O mercado das picadoras de forragem, o qual tinha registado um valor excecional em 2012 devido essencialmente à forte procura pela Alemanha, retomou aos níveis normais em 2013. As expectativas são de crescimento em 2014.

Entre outros tipos de maquinaria destacam-se também as máquinas destinadas ao trabalho de solo e sementeira, que registaram valores acima dos excelentes resultados de 2012. No mercado dos equipamentos destinados à proteção de culturas destaca-se o forte mercado alemão, cujas expectativas para 2014 se reduzem e a estabilidade dos mercados Belga e do Reino Unido. As máquinas espalhadoras de adubo não mostraram a mesma dinâmica positiva que o resto dos mercados, tendo sido inferior aos valores registados em 2012.

As máquinas de ordenha mostraram um ligeiro aumento da procura, havendo uma maior procura de sistemas com maior automatização.

Tendo em conta os dados recolhidos pelo Barómetro de negócio do CEMA, a indústria mostra-se generalizadamente otimista. Este estudo mensal, que recolhe a opinião de diretores de empresas europeias de maquinaria agrícola, abarcando a maioria dos sectores e categorias de produtos, situa o índice de clima de negócio (média percentual entre os resultados da faturação atual e as previsões a seis meses) em 18 pontos positivos (dentro de um universo de cerca de 100 pontos).

Fonte: ANSEMAT

Publicada: 23/01/2014 16:00